segunda-feira, 21 de março de 2011

Brasil declara independência! – “Independência ou a Morte!”

por Davide Santos

A nossa colónia da América do Sul proclamou a independência a 7 de Setembro de 1822. D. Pedro, filho del Rei D. João VI, ainda regente do Brasil proclama independência da colónia junto ao rio Ipiranga, em São Paulo com a já célebre frase: “Independência ou a Morte!”.

Esta declaração dá-se principalmente pelo conflito de interesses entre a aristocracia rural brasileira que pretende exportar os seus produtos para outra países e as cortes portuguesas que pretendem ao fechar os portos também recolonizar o Brasil tirando-lhe o título de Reino.

D. Pedro suporta os objectivos desta aristrocacia mas também dos liberais radicais brasileiros que se opõem à escravatura, à desigualdade social e ao domínio absolutista português pelo que querem acabar com o trabalho escravo, estabelecer uma sociedade justa e igual e instaurar um sistema político democrático. Pode parecer que a aristrocacia rural brasileira que pratica tudo menos os ideais que estes radicais liberais defendem não se juntam numa só voz mas fazem-no pela independência da sua terra.

Fonte: Manual de 11ºAno - "O tempo da História" (2ªparte) da Porto Editora; apontamentos da aula e wikipedia, entre outros sites...

Sem comentários:

Enviar um comentário