Cerco do porto um ponto de viragem na guerra civil!
Por Guilherme Gomes
O conflito que teve lugar em Portugal entre 1828 e 1834, que opôs irmão contra irmão, primo contra primo, viu a Agosto de 1833
Um grande ponto de viragem no conflito, terminando o cerco de durou cerca de um ano, pondo a cidade em sofrimento e miséria!
Depois de terem desembarcado no Mindelo, as tropas liberais marcharam até a cidade do porto, encontrando-a abandonada pelas tropas Miguelistas.
Não sabia o "libertador" que o general Manuel Gregório de Sousa Pereira de Sampaio, comandante das tropas realistas que tinha preparado uma emboscada, e pouco tempo depois os bombardeamentos violentos á cidade do porto começaram!
Foi no dia 18 de Julho que se fizeram ouvir as primeiras bombas na cidade, e 5 dias depois um feroz confronto, conhecido como "a batalha de Penafiel" os liberais causaram, pesadas baixas nas filas absolutistas!
Consta-se que o exército Absolutista tinha mais de 80000 cabeças!
Porem no dia 1 de Junho de 1833, com o apoio Inglês que D. Pedro, com a ajuda de Carlos Napier obrigou as forças Miguelistas a recuar!
Esta história, é um veredicto de uma coragem, e força que poucos são capazes, fazendo assim lembrar estes homens internamente como os 7500 Bravos!
Fontes: Manual de 11º Ano - "O tempo da História" (2ªparte) da Porto Editora; apontamentos da aula e wikipedia, entre outros sites...
Sem comentários:
Enviar um comentário