domingo, 15 de maio de 2011

Somos uma República!

Depois da mobilização militar dos regimentos de Infantaria 16 e Artilharia 1 apoiada por civis do PRP (Partido Republicano Português) e da Carbonária portuguesa nas ruas de Lisboa, com grande concentração na Rotunda (Praça Marquês de Pombal) e da conjunta revolta dos navios cruzadores “São Rafael”, “Adamastor” e “D. Carlos I” desde a madrugada do dia 4 até ao dia 5 de Outubro, a monarquia rende-se e passa o seu poder para a ontem implantada República.


Depois do nosso direito histórico perante a conferência de Berlim em 1884-85 ser violado; da cedência de D. Carlos I perante o Ultimato inglês de 1890; da vida luxuriosa da família Real enquanto que as finanças de deterioravam; da política se alternar apenas entre os progressistas e regeneradores; da ditadura de João Franco; do contínuo poder da Igreja já desaparecido nos grandes países da Europa, Portugal segue um novo rumo. “A Portuguesa” e a nova bandeira nacional são agora os símbolos representantes da República e aniquiladores do regime anterior.



O Notícias com História soube também que o deposto e último Rei de Portugal, D. Manuel II, se escapou de Lisboa através do yacht Real “Amélia” que depois de seguir para o porto de Gibraltar, evitando o risco de não ser recebido no do Porto e não ter combustível para alcançar qualquer outro porto amigo, decidiu voltar à Capital pois, sendo o yacht propriedade do Estado português agora uma República, seria roubo o que estaria a fazer, ou seja, viajar num navio que não seria seu. Isto demonstrou grande carácter de D. Manuel II, diferente de todo o regime que era a monarquia!







Ilustração retratando o movimento da revolta e o resultado da mesma: a implantação da República em 5 de Outubro de 1910








Por: Davide Santos



Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Implanta%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa ; Manual 11º Ano "O Tempo da História" (3ª Parte) da Porto Editora; http://www.infopedia.pt/$cinco-de-outubro-de-1910

Sem comentários:

Enviar um comentário